quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como estabelecer laços de confiança em uma equipe

Colunista de longa data na revista Liderança, Prof. Heinz tem experiência ainda mais longa como profissional de RH, empresário e instrutor. É palestrante e autor do livro Atitude de resultado. Para ele, estabelecer alguns laços de confiança em uma equipe implica em:

Coerência – O discurso deve combinar com a prática. Quando um líder fala uma coisa e faz outra, a “luz amarela” acende e as pessoas, desconfiadas, ficam com um pé atrás, não “embarcando” integralmente num projeto ou no objetivo proposto. A coerência e a confiança andam sempre de mãos dadas.

Transparência – Nada pior para uma equipe que não saber onde ela está pisando. Só a verdade, mesmo que doída, gera confiança. Para tanto, é necessária uma comunicação franca e aberta.

Ética – É não prejudicar quem quer que seja (colega, subordinado, superior, empresa, cliente, meio ambiente, etc.). A ética é, em última instância, fazer o bem no individual e no coletivo.

Apoio – Um líder conquista a confiança da equipe quando oferece apoio moral apropriado às pessoas que lidera. Estar com elas e, se preciso, colocar “a mão na massa” cria uma poderosa sinergia, que une a equipe em prol dos objetivos lançados.

Humildade – Quando um líder reconhece seus erros, pede desculpas e aprende com eles, conquista fortemente a confiança de sua equipe, a qual tende a agir igualmente entre si mesma.

Relações interpessoais positivas – O que implica em respeito mútuo, apesar das diferenças de pensamentos.

Meritocracia – Não deve haver espaço para bajuladores. Essa praga assola e contamina as empresas. As promoções devem ser por mérito de resultados reais conquistados.

Heinz acredita que empresa alguma conquista resultados prósperos e duradouros sem valores. “A confiança é o principal deles, sendo um importante requisito para a criatividade, inovação, sinergia, velocidade, excelência e competitividade. Não se trata de uma confiança cega e ingênua, mas sim daquela baseada em um sistema maduro de controle e com foco no resultado final”, conclui.

Você tem algo a acrescentar a essa lista?

Este artigo é uma versão reduzida da coluna mensal de Heinz na revista Liderança. Você pode ler a matéria na íntegra no site da publicação: www.lideraonline.com.br.

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