segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Delegar tarefas: Por que alguns líderes não delegam?

Delegar tarefas é a chave do sucesso no incremento da produtividade em uma organização, departamento, ou qualquer unidade empresarial sob responsabilidade de líderes. Estes, devem dividir o seu peso com os demais em seus ambientes para que melhores resultados possam ser alcançados em um menor espaço de tempo. Porém, muitos evitam dividir os seus a fazeres pelos mais variados motivos. Vamos ver alguns deles:

1 - Insegurança

Muitos consideram que delegar pode ser visto como uma atitude de desleixo por parte do líder. Muitos têm medo de, assim, perder a sua credibilidade na organização ou em seu meio de trabalho.

2 - Falta de confiança nos outros

Muitos não confiam na competência de seus empregados. Não compreendem que errar é aprender e que sem responsabilidades as pessoas não terão a chance de se desenvolver.

3 - Falta de habilidade para treinar pessoas

Antes de delegar uma tarefa um líder deve treinar a sua equipe e se esta cometer erros, treina-la novamente. Alguns líderes "delargam" as atividades com seus funcionários sem orientá-los. Praticar o treinamento antes e depois da realização de cada atividade é fundamental.

4 - Prazer pessoal na realização da tarefa

Tarefas interessantes e prazerosas ninguém vai querer delegar. Porém, o líder deve avaliar se esta tarefa pode ser feita por outra pessoa e concentrar-se naquelas em que ninguém mais poderá fazer.

5 - Incapacidade de encontrar algúem que realize a tarefa

Bons líderes sabem quais tarefas se aplicam a cada perfil técnico e pessoal de acordo com as habilidades de cada colaborador.

6 - Relutância causada por fracassos no passado

Fracassos no passado não podem impedir um líder de delegar uma tarefa. Raramente o fracasso em uma tarefa delegada é culpa do subordinado. Talvez o líder tenha escolhido a pessoa errada para a tarefa, ou não a tenha treinado adequadamente, ou ainda não tenha dado a motivação suficiente.

7 - Falta de Tempo

Delegar significa investir tempo em treinamento e muitos líderes não querem perder tempo. Mas não percebem que assim, apenas estão economizando tempo no curto prazo, porém a longo prazo estão perdendo uma grande oportunidade de economizar mais tempo através da divisão de suas tarefas com seus subordinados.

8 - A Mentalidade do Faço Melhor

Líderes que acham que apenas eles podem realizar as tarefas, muito pouco produzirão. Líderes devem dividir responsabilidades, estabelecer metas, prazos e cobrar os resultados. Cada um tem uma forma pessoal de realizar o seu trabalho e líderes devem tentar compreender isso.

Baseado em MAXWELL, JOHN C. A ARTE DE FORMAR LÍDERES. Thomas Nelson Brasil. Rio de Janeiro. 2011.
Acesso o conteúdo do Total Qualidade http://totalqualidade.blogspot.com
Fonte: http://totalqualidade.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário