domingo, 2 de outubro de 2011

Tecnologia em RH: um meio, não um fim

Para facilitar a gestão de recursos humanos, muitas empresas criam projetos específicos e o uso de tecnologia para esse fim é sempre o primeiro passo. O objetivo, como se sabe, é a melhoria dos processos, eficiência nos resultados e uma comunicação mais efetiva. Dessa forma, integra-se o RH com os outros departamentos e à visão estratégica da companhia como um todo.

O fato é que não importa o quanto a tecnologia avance em qualquer projeto, o sucesso sempre dependerá de pessoas, que devem fazer o uso correto dessa tecnologia. Primeiramente, é preciso perceber que, para atingir o potencial completo das tecnologias, são necessárias mudanças nos processos associados a essa tecnologia.

O grande desafio do recursos humanos não é a utilização de uma determinada tecnologia, mas sim o uso correto de processos que comuniquem às pessoas e estas à empresa. A utilização de uma tecnologia deve levar em consideração que cada pessoa é única, ou seja, cada indivíduo tem o seu tempo e suas experiências para agregar no uso desta. A tecnologia pode facilitar a gestão de recursos humanos, atuando como automação de rotinas, criando a oportunidade de gestão dos processos, e não a operacionalização deles, como também pode facilitar qualquer outro tipo de gestão. No entanto, o fato mais importante é ter como base para essa facilidade o que realmente faz sentido em recursos humanos, que é o trato com as pessoas.

Os treinamentos, os protótipos, a comunicação e a melhoria contínua em cada processo geram a facilidade da tecnologia na gestão de recursos humanos. Quando temos os processos bem definidos, utilizamos a tecnologia totalmente a favor dessa gestão, economizando tempo e dinheiro para a companhia. Podemos disseminar informações, treinar os mais diversos colaboradores para criar ou aperfeiçoar suas competências e habilidades, contratar um novo colaborador de forma eficaz e eficiente, pois podemos utilizar a tecnologia como meio para gerar esse fim.

Com processos bem consistentes e as ferramentas certas, teremos as rotinas automatizadas e eficazes podendo elas serem facilmente implementadas como um “processo automático” nas boas ferramentas alicerçadas nas melhores tecnologias.

Utilizemos como exemplo o Portal de Recursos Humanos. Ele pode servir para diversos meios, bem como: comunicação com os colaboradores, descentralização da informação, rotinas administrativas on-line, entre outros. Porém, sem o uso da comunicação clara e direta de acordo com o público corporativo, o saber vender faz com que a tecnologia associada a essa ferramenta seja o grande causador dos problemas, como: falhas nos processos, erros de interpretações, gerador de mais controles, entre outros. Contudo, devemos perceber que esse olhar é equivocado, pois, como dito, precisamos criar a cultura, predisposição para a utilização dos instrumentos tecnológicos, além de criar mecanismos que preparem e motivem as pessoas na utilização. Ou seja, tirar as pessoas da zona de conforto e comunicar o que é preciso de forma eficiente. No fim das contas, mexer em sua cultura empregatícia e corporativa.

Assim, a tecnologia pode facilitar a gestão de recursos humanos quando trabalhamos com foco nas pessoas. Utilizando a tecnologia como um meio, não como um fim!

Fonte: E-zine Liderança.

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