terça-feira, 12 de julho de 2011

Aprimore suas contratações

Paul Spiegelman é CEO da Beryl Companies, líder global da Comunidade Small Giants e colunista da revista Liderança. Para ele, há uma relação direta entre a cultura de negócios de uma companhia e o seu sucesso financeiro, e as pessoas comandam os dois. Com isso em mente, ao contratar, é mais inteligente focar em encontrar alguém que se encaixe na cultura da empresa do que em alguém com certas competências específicas. Spiegelman baseia 60% das decisões de contratação pelo “encaixe” do candidato com a empresa e 40% pela sua competência.


Aqui estão dez dicas, segundo o colunista, que o ajudarão a contratar melhor e a reduzir sua margem de erro na seleção de colaboradores:

1. Faça um processo de contratação difícil para gerenciar de maneira fácil – Na contratação, o objetivo nunca deveria ser apenas sentar alguém em uma cadeira vaga. Tenha paciência e contrate a pessoa certa para a função.

2. Olhe primeiro internamente – Considerando que os funcionários já são parte da família, há chances maiores de que dê certo.

3. Chame os candidatos à vaga para participarem de muitas entrevistas – Elas devem ser feitas com o gerente, representantes de RH e pessoas acima e abaixo da posição para a qual se está contratando. Ao unir pontos de vista de vários níveis da organização, pode-se ter uma maior possibilidade de que o candidato se encaixe na vaga.

4. Assegure-se de que as entrevistas terão perguntas relacionadas com a cultura da empresa – Essas são, geralmente, questões de base comportamental e há muitos guias no mercado que podem ajudar.

5. Peça aos candidatos que façam um teste de personalidade – Mas mantenha sua expectativa razoável. Não há um teste ideal.

6. Comunique a importância da cultura organizacional e dos valores – Tenha certeza de que eles entendam como esses elementos impactam na decisão de contratação e demissão, de maneira que possam recomendar candidatos que se adaptarão à cultura organizacional.

7. Recompense os funcionários por indicações para vagas – Crie um programa que reconheça os funcionários que vivem a cultura da empresa e falam dos valores organizacionais fora das paredes da empresa.

8. Proveja coaching para funcionários que destoam da cultura da empresa – Algumas pessoas podem mudar, se o comportamento delas não estiver muito enraizado.

9. Promova revisões anuais da cultura organizacional – Elas permitem ao grupo do gerente sênior determinar quais indivíduos possuem problemas para se adequar ou descobrir se os outros desenvolveram percepções erradas sobre certos indivíduos. Você também pode identificar “mestres de adaptação”, que podem servir como mentores. Ao graduar o objetivo da performance do funcionário, tenha o “encaixe” sempre em mente. De 20% a 50% da avaliação do funcionário deveria ser baseada na aderência aos valores da companhia.

10. Não demore demais para agir – Se um funcionário constantemente ultrapassa o limite da cultura da empresa, não tenha receio de dispensá-lo. Essa é uma posição difícil de manter em uma companhia de caráter familiar. Mas, assim como contratar o funcionário errado afeta o moral e impede a sua companhia de atingir objetivos, mantê-lo na empresa é ainda pior.

Fonte: Revista Liderança.

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