sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Uma Breve Reflexão Sobre Estratégias e Planos*

*Por Érico da Gama Torres

Reconhecida como de extrema importância em um mundo de mudanças constantes, a formulação de estratégias não é um processo fácil. Pelo contrário, ele é considerado confuso, sem regras nítidas que o orientem. É um espaço complexo, envolvendo aspectos mentais, sociais, demandas do ambiente de negócios, liderança, forças internas das organizações, formas de implementação e de aprendizado e outros, todos extremamente importantes para o desempenho empresarial. As estratégias poucas vezes são puramente deliberadas e, para serem bem-sucedidas, devem associar controle e aprendizado.

Se o mundo e o mercado mudam muito rápido, é papel da estratégia promover uma mudança de direção compatível, o que provavelmente exigirá mudanças ou adequação em pressupostos empresariais básicos. Uma organização para mudar sua direção e se adaptar a novas realidades precisa, em muitas situações, escolher entre atividades ou formas de como executar atividades, que podem ser hostis ou conflitantes com as existentes. A escolha adequada e conveniente de que atividades executar e como realiza-las deve ser fruto de uma profunda análise do setor ao qual a empresa está ligada, bem como os clientes, os concorrentes, os fornecedores e outros elementos do cenário econômico, clareando a existência de dois grandes focos de atenção da estratégia: o ambiente externo em relação ao qual a empresa precisa sobreviver e a fonte de sustentação da estratégia, ou seja, o conjunto de suas atividades que precisam ser moldadas, configuradas, escolhidas, compatibilizadas entre si e, principalmente, praticadas por todos os níveis pertinentes da organização.

Sem dúvida, é coisa para titãs e, à medida que a organização cresce e se espalha, a complexidade aumenta. Essa complexidade também varia conforme o tipo de negócio e do mercado de atuação. Assim, por exemplo, empresas de produção contínua, estabelecidas em bases regionais fixas, com pouca variedade de produtos, lidam com um número bem menor de variáveis do que empresas que trabalham por projeto. Estas, além de terem suas atividades espalhadas por várias regiões, veem suas bases mudarem de local constantemente, ao final de cada contrato. Assim, empresas do setor de construção, operando em várias regiões, com perfis de clientes e em segmentos de mercado e comunidades muito deferentes, precisam lidar com uma complexidade muito maior e, especialmente, possuir liderança e mecanismos de ajuste e disseminação das suas atividades, as quais necessitam ser frequentemente reconfiguradas.

Articular esse conjunto demanda, além de tempo, um método desenvolvido com base em técnicas modernas de gestão, que precisa ser permanentemente ajustado a partir de seu aprendizado e conhecimento, exigindo uma perseverança e uma constância de propósitos muito grandes. A utilização de metodologias capazes de permitir a formulação de estratégias vencedoras; o desdobramento convenientemente dessas estratégias na forma de objetivos, metas e programas que chegam a todos os níveis da organização; a alocação dos recursos necessários para a implementação das ações e projetos prioritários no sentido de promover as mudanças de direção necessárias; e a gestão dos mecanismos apropriados de monitoramento, controle e retroalimentação, é tarefa de muitos anos de dedicação e constância, na qual a preocupação permanente de disseminação, uso continuado, integração, refinamento e inovação das práticas é certamente um grande desafio.

Ter sido reconhecido como destaque no Critério Estratégias e Planos do ciclo de premiações de 2010 do PNQ foi um grande reconhecimento para nós da Construtora Andrade Gutierrez e para o nosso SGI – Sistema de Gestão Integrada, que é utilizado para a gestão do negócio. Ele contém a metodologia empregada no nosso processo de Estratégias e Planos e, além de facilitar os ajustes sempre necessários, é responsável pela sedimentação constante e persistente de todo o conhecimento gerado nas inúmeras rodadas de melhorias que conseguimos realizar de forma estruturada desde o final da década de 80, sempre tendo em vista a busca da excelência da gestão empresarial.

Fonte: http://www.fnq.org.br/site/ItemID=3585/366/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário