terça-feira, 14 de setembro de 2010

11 Maneiras de Aumentar a Produtividade no Trabalho

Nossa vida profissional parece mais uma corrida (de obstáculos) do que uma marcha. Dificilmente conseguimos pausar para descansar, avaliar e replanejar. No entanto, quebrar o ritmo é fundamental tanto para a saúde física, quanto a mental, quanto a profissional. Uma forma de “ganhar” tempo é aumentando a produtividade no trabalho. O Brian Tracy nos traz 11 ótimas dicas para ajudar neste objetivo:


Desenvolva metas claras, e anote-as

Como uma maior produtividade começa com metas claras, a definição de metas é um componente chave de seus planos de aumento da produtividade. Para que seja eficaz, uma meta deve ser específica e mensurável para guiar seu comportamento. Ela deve refletir suas crenças e ser alcançável.

Crie um plano de ação claro

Para acelerar sua produtividade no trabalho, garanta que você tem um plano de ação escrito e claro. Cada minuto que você gasta no planejamento lhe economizará 10 minutos de execução.

Defina Prioridades

Priorize sua lista. Avalie cada item da lista antes de tomar uma ação. Identifique os itens que trazem maior valor agregado para suas atividades e comece com eles.

Se concentre, e elimine distrações

Escolha uma tarefa de alto valor agregado, comece-a imediatamente, e fique nela até terminar. Colocar seu foco exclusivamente em uma tarefa ajudará a completá-la mais rapidamente do que começar e parar várias vezes.

Estique seu dia de trabalho

Começando o dia de trabalho um pouco mais cedo, reduzindo o horário de almoço, e saindo um pouco mais tarde, você pode aumentar muito sua produtividade sem grandes sacrifícios com a vida pessoal.

Trabalhe mais duro

Quando estiver no trabalho, se concentre em atividades produtivas o tempo todo. Não procrastine ou caia no hábito de tratar o local de trabalho como local de socialização.

Acelere

Desenvolva um senso de urgência e mantenha um ritmo ágil em todas suas atividades. Assuma o trabalho e execute-o. Dedique-se a passar rapidamente de tarefa para tarefa.

Trabalhe de forma inteligente

Coloque seu foco no valor das tarefas que fizer. O número de horas trabalhadas é importante, mas mais importante ainda é a qualidade e quantidade de resultados obtidos.

Alinhe seu trabalho com suas habilidades

Habilidade e experiência contam. Você atinge mais em menos tempo quando você trabalha em tarefas nas quais é especialmente habilidoso.

Agrupe tarefas

Junte tarefas similares e faça-as todas de uma só vez. Fazer seus telefonemas, preparar relatórios ou responder e-mails de uma vez ajudará a reduzir o tempo global consumido pelas tarefas no trabalho.

Corte passos

Pense cuidadosamente em passos que podem ser eliminados de suas tarefas. Quando possível, elimine atividades de baixo valor agregado por completo de seu dia a dia.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/congestionado/produtividade-no-trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário