sábado, 24 de julho de 2010

Supere a Resistência à Mudança

O impacto da mudança sobre a vida de seus colaboradores pode afetar diretamente o seu desempenho profissional. Assim, é necessário que você esteja preparado para identificar o momento em que a resistência surgir, que é uma reação natural na alteração dos processos.

Existem muitas maneiras para eliminá-la, e você pode utilizar uma ou várias formas para resolver impasses com seus liderados. Confira alguns exemplos:
  1. Mostre um exemplo de sucesso – Exemplifique como o mesmo problema foi enfrentado pela pessoa X ou departamento Y. Também apresente como a solução foi encontrada, utilizando o mesmo processo que você deseja adotar agora, provando sua eficiência. 
  2. Dê uma garantia – Garanta que, se o layout, a nova tecnologia ou seja lá o que for não der certo dentro de um mês, será adotado o sistema antigo.  
  3. Faça uma demonstração – Há resistências quanto a um novo equipamento ou sistema? Utilize-os ou faça-os você mesmo funcionar (ou alguma outra pessoa que entenda disso) e mostre os resultados positivos.  
  4. Tente simplesmente ouvir – Ouça os argumentos da outra parte amistosamente. Quando ela terminar o que tem a dizer, experimente persuadi-la por meio de uma argumentação sequenciada e lógica.  
  5. Mantenha o autocontrole – Tente não se envolver emocionalmente. Supere seus sentimentos de raiva e frustrações e coopere para encontrar uma solução adequada. Foque a situação, e não as pessoas.  
Com essas cinco habilidades desenvolvidas você já consegue superar a resistência de sua equipe a mudanças.

Fonte: http://www.lideraonline.com.br/ezines/408-supere-a-resistencia-a-mudanca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário