terça-feira, 1 de junho de 2010

O Dilema da Escolha da Carreira

Um dia desses, conversando com um de meus ex-alunos, ele comentou sobre a sua dificuldade na escolha da carreira.

Embora ele ainda esteja cursando o segundo ano do ensino médio, na sua mente paira a dúvida para o próximo ano... que carreira devo seguir?

Nessa hora as incertezas se instalam na mente desses jovens estudantes, os nossos profissionais do futuro e são tantas as opções disponíveis hoje, como podem escolher qual será a melhor delas? Qual a metodologia utilizada para essa decisão que com certeza influenciará o resto de suas vidas.

Essa fase é bastante complexa para esses jovens pois ainda não estão formados profissionalmente, quase sem nenhuma experiência sobre o mercado de trabalho em geral, possuidor de poucos conhecimentos sobre a área de atuação, com base em tão pouca informação, como é possível fazer a escolha mais assertiva, sem que frustrações nasçam ao longo de sua jornada de trabalho?

Minha idéia jamais é fornecer uma receita de bolo sobre a escolha da sua carreira, mas seguem algumas dicas importantes para a reflexão de todos:

AFINIDADE : É preciso ter afinidade com a área de atuação escolhida, procure algo que goste de fazer, que lhe agrade e seja familiar. Se você odeia matemática e tem horror a cálculos muito complexos, acho difícil uma carreira relacionada a área de exatas como Engenharia e afins. Ou ainda se sofre de pânico ao ver sangue – como eu – sinceramente não aconselho nada relacionado a Medicina, Enfermagem, ou correlatas.

VISÃO DE FUTURO : Aconselho a procurar algo novo, que propicie uma visão de futuro para sua carreira. Existem algumas carreiras como professor de Sânscrito, por exemplo, que não garantem sua empregabilidade no futuro.

RENTABILIDADE : Com base nas reflexões anteriores, por que não pensarmos na carreira que nos gere a maior rentabilidade e empregabilidade, dinheiro pode não ser tudo na vida, mas garanto que ajuda “um bocado”!

Com base nesses 4 itens, faça uma lista das profissões que se encaixam nas reflexões acima, com certeza sobrarão ainda algumas poucas mas suficientes para gerarem as dúvidas da escolha, portanto, para sanarmos essas dúvidas, o último passo é pesquisar sobre a profissão escolhida.

Pesquise sobre mercado de trabalho, empresas que contratam esse tipo de profissional, ou se preferir um negócio próprio, qual que poderá lhe trazer maior conteúdo, conhecimento e know-how para o desenvolvimento do seu negócio. Se ainda restarem dúvidas sobre a escolha final, converse com profissionais experientes atuantes na área preferida e veja as dificuldades encontradas e se você está disposto a superá-las.

Saiba que toda carreira tem seus obstáculos a serem transpostos, cabe a você manter a sua garra, determinação e força de vontade em conquistar suas metas e objetivos.

Fonte : Trigo Consultoria em Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário