quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como contratar um funcionário de seu rival

O vaivém de funcionários existe no mundo dos pequenos negócios assim como nas mais diversas áreas de trabalho. Muitas vezes, trazer um empregado de uma empresa concorrente pode significar a resolução de problemas ou alavancar os negócios. Ele provavelmente é alguém que conhece o negócio em que você atua. E, se for uma estrela no ramo, poderá trazer novos conhecimentos e clientes.

Mas tirar um bom funcionário da empresa rival pode conter diversas armadilhas. Há risco grande de atritos com o concorrente. Você pode ser visto como pouco ético. E o que parecia uma boa aposta pode se revelar a contratação de um problema. O site da revista Inc. elaborou algumas dicas para quem está de olho naquele craque do time rival garantir uma boa contratação. Confira.

Fair-play

Sutileza e polidez são essenciais nesse jogo. Uma empresa de pesquisa e recrutamento de funcionários pode ajudar você a encontrar bons candidatos à vaga que sua empresa oferece. Com especialistas, a intermediação de um contrato fica mais fácil tanto para você quanto para o candidato, que ficará sabendo da oportunidade e poderá estudar a proposta com calma. Caso não tenha recursos para pagar uma empresa do ramo, faça você o jogo limpo. Utilize sua rede de contatos e espalhe a notícia de que está contratando. Chame o candidato para conversas em “campo neutro”. Se você for agressivo, poderá afugentar potenciais parceiros e fornecedores.

Cuidado com o salto alto do craque

Uma coisa importante é ter a certeza de que o candidato em que você está de olho realmente merece seu investimento. O empreendedor tem de ter em mente que está contratando talentos, e não currículos. E o maior erro de uma pequena empresa pode ser apostar no que o candidato diz, e não no que ele realmente pode fazer num novo cargo. Para evitar o problema, uma boa sondagem deve ser feita. Outra coisa que deve ser avaliada é se o funcionário se ajustaria bem na sua empresa. Um candidato de outra região, de outro país ou de uma outra área de atuação pode não se adaptar a uma nova cultura.

De olho no contrato

É importantíssimo tomar todos os cuidados possíveis com eventuais problemas legais. Há diferentes modalidades de acordo entre funcionários e empresas que não podem ser desrespeitadas. Busque saber se o funcionário que você quer contratar não tem acordos desse tipo na empresa que trabalha. Garanta que nada está sendo atropelado numa eventual transação. Uma consultoria jurídica poderá aconselhá-lo sobre a melhor forma de proceder.

Faça uma boa proposta

Se, após a sondagem de um novo reforço, já conferido se não há impedimentos legais, você estiver certo de que quer contratar, faça uma proposta atraente. Por que um funcionário deixaria seu trabalho para acompanhá-lo? É importante que você o convença. Nessa hora, não é só uma boa oferta em dinheiro que conta. A maioria das pessoas é motivada por coisas que não eram oferecidos em seu emprego anterior. Oportunidade, reconhecimento e mais inovação e emoção devem estar na sua lista de propostas.

Cuide bem de seu plantel

Assim como funcionários vêm, outros podem sair. Se você conta com craques em sua equipe, cuide para que eles continuem jogando com você. É fundamental ter um bom controle do bem-estar dos funcionários de sua empresa. Garanta que eles estejam satisfeitos para que continuem fiéis até mesmo quando um empresário concorrente aparecer com alguma proposta de transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário