segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como contratar (bem) uma empresa de relações públicas

Você, empreendedor, quer aumentar sua divulgação e marcar presença nas redes sociais. Quer que seu negócio cresça e, por isso, contrata uma empresa de relações públicas. Mas, depois de gastar muito dinheiro, você não vê os resultados que gostaria. O que está errado?

Para que o empresário não cometa os mesmos erros na contratação do seu próximo RP, o site da Business Week reuniu algumas perguntas que devem ser respondidas pelo empresário. Confira.

1. Você tem bons dados? Para sustentar uma campanha e ser entrevistado várias vezes, é preciso ter informações que justifiquem a atenção – números, clientes, tendências, opiniões sólidas.

2. Você estava contando com o RP para aumentar o faturamento? Nem sempre há uma relação direta entre divulgação e retorno de curto prazo. Você precisa entender os benefícios de ter um relações-públicas e casar essas vantagens com as suas necessidades.

3. O RP não conseguiu uma boa divulgação para a sua empresa – ou não conseguiu uma boa divulgação para o seu ego? Ver seu nome na mídia é bacana, mas verifique se isso não está atrapalhando as suas prioridades.

4. O RP definiu as expectativas claramente? Toda boa empresa deve ajudá-lo a definir o que é factível e que volume de divulgação você pode esperar por semana, mês e trimestre.

5. O RP criou um plano? Se a empresa de relações públicas não trabalhou de acordo com o que estava combinado, é natural que você se sinta sem apoio.

6. O RP era especializado no seu ramo de negócio? Para contar boas histórias, o relações-públicas deve conhecer bem o mundo da sua empresa. Se não tiver esse conhecimento, poderá perder oportunidades – e irritar repórteres.

Fonte: Papo Empreendedor

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