domingo, 9 de janeiro de 2011

Qualidade antes, durante e depois da entrega

A entrega do projeto é apenas a etapa intermediária do relacionamento. Infelizmente muitos param por aqui - é o que separa os meninos dos homens.

Nada mais gratificante para um prestador de serviços ou para uma empresa quando o cliente reconhece o trabalho bem feito e agradece pela qualidade, atenção e comprometimento. Certamente é um bom motivo para uma happy hour no final do expediente.

A sensação de “missão cumprida” é ótima para melhorar a autoestima e o ambiente profissional. Principalmente quando passamos por longos cronogramas e vencemos os inevitáveis problemas de percurso.

Entretanto, a entrega do projeto é apenas a etapa intermediária do relacionamento. E, infelizmente, muitos param por aqui. E o que separa os meninos dos homens vai muito além disso.

Entrega concluída, dinheiro no bolso… E?

Tantas vezes adquirimos algum produto ou serviço por causa de um vendedor simpático e com ótima argumentação.

Durante a negociação inicial, temos as melhores condições de pagamento, bônus, brindes; ou seja, atenção integral. Nossas ligações são atendidas com apenas dois toques do telefone! E os e-mails respondidos minutos após o envio.

Todos nos cumprimentam pelo nome e fazem questão de servir deliciosos cafezinhos. Naquele momento são nossos melhores amigos. Um ótimo perfil, correto?

Porém, após o negócio efetivado, se por acaso ocorrer qualquer insatisfação durante o pós venda, toda a “magia” acaba e restam as dores de cabeça.

Sistemas fora do ar, telefones ocupados, falta de estoque e por aí vai!

E isso ocorre em empresas grandes, pequenas, conhecidas ou não. E pode estar acontecendo com o seu negócio, nesse instante!

Voluntária ou involuntariamente.

E isso pouco importa, pois a mancha na sua reputação será a mesma!

Respeito ao cliente

Quando se busca padrões de qualidade profissional, é preciso considerar o acompanhamento após a entrega como uma etapa tão importante quanto as iniciais. É com esse compromisso que geramos novos negócios, fidelização e reconhecimento da marca.

Não basta ter o melhor preço e a entrega mais rápida. É preciso conhecer as opiniões após um tempo de uso e realizar todas as melhorias e evoluções necessárias com base nelas. E sempre oferecer pronto atendimento para sanar qualquer tipo de erro.

Essa postura não gera gastos extras, é um investimento.

Afinal, todos sabem que a indicação é a publicidade mais poderosa de todas. E sem custo algum!

Colocar o cliente em primeiro lugar deve ir muito além de vender, planejar, desenvolver e entregar com qualidade. É preciso oferecer todos os canais e ferramentas para que ele permaneça satisfeito após todas essas etapas.

Isso é respeito. Isso é credibilidade.

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/12/28/qualidade-antes-durante-e-depois-da-entrega/

Nenhum comentário:

Postar um comentário