Ligar o interruptor, um dos gestos mais triviais realizados por pessoas em qualquer parte da Terra, já foi sinônimo de inovação. Corria o ano de 1879 quando o norte-americano Thomas Edison acendeu uma verdadeira reviravolta econômica e social. O pesquisador e empresário patenteou a lâmpada e, ao fazê-lo, lançou luz sobre como aplicar as recentes descobertas em eletricidade no dia-a-dia. Não por acaso, criou na época uma companhia que viria a se tornar um dos maiores conglomerados industriais do planeta, a General Electric.
Em pouco tempo, a GE dominou o setor e, na atualidade, é um gigante com atuação em áreas tão distintas quanto aviação e saúde. De lá para cá, a eletricidade se tornou onipresente na vida das pessoas e trouxe grandes mudanças na sociedade. Iniciou, de fato, a era do consumo na civilização. A geladeira, por exemplo, criou uma demanda por alimentos frescos. A televisão globalizou comportamentos e traços culturais. E o computador acelerou o ritmo da vida.
Hoje vivemos, de novo, uma revolução nos comportamentos de consumo. Na era da informação instantânea, não existe mais enrolação. Em pouco tempo, os empresários vão ter de encarar um cenário onde todos estarão conectados o tempo inteiro. Isso significa, entre muitas outras consequências, que opiniões – boas e ruins – vão ser acessadas por qualquer um antes de comprar. A pesquisa de preço também vai ser instantânea. A comparação de funcionalidades entre produtos e serviços idem. Os clientes vão saber qual loja tem o melhor atendimento. E qual reúne uma equipe destreinada. Vão reclamar na hora de qualquer tipo de maus tratos, falhas de processo, burocracias e tudo o que atrapalha a vida do consumidor. Isso quando não preferirem comprar on-line.
Tecnologias como GPS, realidade aumentada, mobile commerce (m-commerce), internet móvel, interatividade, 3D, computação em nuvem e redes sociais equivalem para nós ao interruptor do século 19. Vão dominar o cotidiano do consumo nos próximos anos. A começar de agora. Os desenvolvimentos digitais, na verdade, estão em uma corrida para ficarem invisíveis. Quando se tornarem imperceptíveis para nós é o momento em que mais estaremos utilizando esses recursos. Mas ninguém precisa se preocupar. Não é um campeonato. O ponto é outro: estar antenado ajuda a achar seu nicho ou criar aquela inovação tão desejada.
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