terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Não espere, conquiste a sua promoção.

É natural: todo profissional que almeja evoluir em sua carreira, alcançando melhores resultados e ganhando salário cada vez maiores, busca ser observado pela chefia imediata e eventualmente promovido.

Mas engana-se quem pensa que esse caminho depende apenas de fatores externos (conjuntura econômica, momento da empresa, empatia dos pares e dos chefes etc.). Especialistas em gestão de carreiras são unânimes em dizer: uma promoção nunca é “ganha”, mas “conquistada”. É preciso fazer por merecer.


E, contrariando mais um monte de “achismos” por aí, “fazer por merecer” na carreira não diz respeito apenas a habilidades técnicas e conhecimento acadêmico. Aspectos comportamentais são essenciais. Por isso, vale atentar para os cinco pontos a seguir. Eis as posturas que podem atrasar (e muito) a sua promoção profissional:


1. Não “vestir a camisa” da empresa: uma promoção só virá para aquele tipo de profissional comprometido.


2. Parar de aprender: umas das formas de demonstrar empenho e comprometimento é buscar o aperfeiçoamento constante.


3. Deixar de assumir tarefas por “não ser pago para isso”: determinada atividade pode até não fazer parte do seu “job description”, mas se você realizá-la mesmo assim mostrará que está preparado para um cargo de chefia.


4. Não saber se comportar durante reuniões e eventos: ser excessivamente tímido e ficar com cara fechada em reuniões e eventos faz com que a chefia não identifique os seus potenciais.


5. Conhecer apenas a linguagem técnica: avançar na carreira significa estar cada vez mais preparado para cargos de liderança e gestão de pessoas. Se você se ativer apenas ao conteúdo técnico, não conseguirá evoluir da maneira que deseja.


Fonte: salariobr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário