quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os Principais Desafios na Gestão de Pessoas – Como Reter Talentos

O mercado vive uma realidade diferente dos últimos anos, a ausência de mão de obra qualificada fez com que muitas empresas repensassem seus programas de benefícios e claro suas estratégias para reter e gerir pessoas.

O que ainda falta é um planejamento em torno da retenção de talentos, e como estes talentos podem potencializar ainda mais suas atribuições, ou seja fazer com que estes talentos produzam mais e tragam resultados a médio e longo prazo.

Pensando do ponto de vista de futuro as empresas visam uma perspectiva financeira muito promissora, para alinhar esse cenário com a gestão de pessoas é necessário focar em produtividade, no valor a longo prazo e na receita gerada por estes talentos, ou seja uma relação pura de causa e efeito de que valores intangíveis precisam ser convertidos em valores tangíveis para as empresas.

Atualmente as empresas tem buscado alinhar sua visão à inovação e criação de valor, ou seja pensam no cliente, na qualidade, no tempo de produção, mas também pensam na sustentabilidade, na responsabilidade social, na relação marca x comunidade, nas parcerias além lucro financeiro.

Isso trouxe a tona a necessidade de novos modelos de gestão de pessoas, ou seja espaço para modelos atuais de gestão de pessoas atrelados a bons programas de treinamento e desenvolvimento, programas de coaching, desenvolvimento e planejamento de carreira, programas de benefícios e remuneração estratégica.

Este é um excelente momento para os gestores, sejam eles gestores de pessoas ou até mesmo os gestores de recursos humanos repensarem suas ações em gestão de pessoas, tornar seu RH um RH mais estratégico, focado em um desenvolvimento de longo prazo, dando assim uma melhor visibilidade para sua empresa, atraindo novos talentos, vencendo assim os principais desafios na retenção de talentos.

Fonte: Portal Administradores - Por Luis Henrique Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário