sábado, 31 de dezembro de 2011

Férias sem Culpa

ferias_shutterstock

Do mesmo modo que a vida empreendedora proporciona uma série de liberdades, ela também traz a sua cota de responsabilidades. A dificuldade de tirar férias é um bom exemplo disso. Sempre fica a dúvida: será que algumas semanas de lazer compensam a preocupação de deixar a empresa à deriva por um período? Na opinião de Sara Vanderkam, colunista da Fortune Management, tirar uns dias de folga é uma boa maneira de renovar as energias e promover uma reciclagem criativa. E para curtir as suas férias sem paranoia, ela compartilha três dicas importantes.


1. Planeje com antecedência

Elabore um cronograma detalhado das atividades da empresa logo no começo do ano. Esse planejamento facilita a organização do fluxo de trabalho entre clientes e colaboradores na sua ausência. Lembre-se de reservar alguns dias para organizar a sua saída na ida e fazer um follow-up dos acontecimentos na volta.

2. Estude o ciclo de seu negócio

Faça um levantamento sobre os períodos do ano mais movimentados no calendário da sua empresa. Se a sua área de atuação for o varejo, por exemplo, deixe as férias para depois do Natal.

3. Delegue funções

Um time de colaboradores de confiança é fundamental para períodos de ausência. Baseado nas competências mais fortes de cada funcionário, distribua responsabilidades de forma que a equipe não fique sobrecarregada.

Fonte: Papo Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário