sábado, 24 de dezembro de 2011

Casado, solteiro ou separado? Saiba como o estado civil pode influenciar nas seleções de emprego

Recrutadores costumam investigar a vida do candidato para saber se o mesmo está dentro do perfil exigido pelo empregador que oferece uma determinada vaga, destaca especialista.


Se conseguir um emprego já não era fácil, dependendo do estado civil de quem procura uma oportunidade, tal tarefa pode ser ainda mais complicada. Há quem duvide, mas ser casado, solteiro ou separado pode não apenas influenciar em uma contratação, mas também decidir quem é que passa pelo crivo de um recrutador durante um processo de seleção. Ao menos, é isso o que explica a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Renata Perrone.

De acordo com ela, os recrutadores costumam investigar a vida do candidato para saber se o mesmo está dentro do perfil exigido pelo empregador que oferece uma determinada vaga.

“Para uma posição em que as viagens sejam constantes, as empresas costumam preferir profissionais solteiros que, preferencialmente, não estejam cursando uma graduação no momento. Desta forma, nem a organização, nem o profissional costumam ser prejudicados”, explica.

Além disso, os solteiros costumam ser muito requisitados para transferências de cidades, já que por estarem sozinhos, os mesmos apresentam menores chances de recuar em tal contratação, especialmente se comparados aos homens casados, que geralmente costumam ser transferidos com sua família.

“Quando um profissional casado é transferido de cidade percebemos que o maior problema de adaptação se dá com sua esposa. É isso o que balança o resultado de uma transferência. Tal problema não ocorre, no entanto, com os solteiros, o que justifica a preferência das empresas neste caso”, diz Renata.

Os casados

Mas não pense você que ser casado pode ser um problema, afinal, muitas das características destes profissionais costumam ser apreciadas pelos empregadores de multinacionais, conforme aponta Renata.

“Já tive um caso de uma multinacional que preferiu contratar um profissional casado por acreditar que o mesmo era mais regrado com horário. Na ocasião, o empregador exigia um executivo responsável e organizado”, conta.

Segundo ela, tais profissionais costumam ser bem vistos por algumas organizações, e isso, justamente pela maturidade e prudência de suas decisões, afinal, por sustentar uma família os mesmos não costumam ser tão radicais em suas escolhas. “Os solteiros costumam pedir demissão com mais frequência que os casados, pois não precisam se preocupar com tantos dependentes”, informa Renata.

Divorciados

Mas e os divorciados, como ficam? Segundo a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, muito bem, obrigada! Na opinião dela, os divorciados são avaliados como solteiros e nada mais.

Além disso, assim como os outros profissionais, os mesmos também têm seu perfil estudado de acordo não apenas com seu estado civil, mas com sua estrutura familiar, já que para uma empresa é isso o que vale.

“Um empregador não se importa necessariamente com o estado civil do candidato, mas com o que o acompanha. Ou seja, a estrutura familiar de cada um deles. No caso de um homem divorciado, analisaremos se ele tem filhos, com quem ficam as crianças e se o mesmo está sozinho”, esclarece.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/casado-solteiro-ou-separado-saiba-como-o-estado-civil-pode-influenciar-nas-selecoes-de-emprego/50710/

Nenhum comentário:

Postar um comentário