Você tem a resposta para a pergunta acima? Parece engraçado, mas atualmente, mesmo que você não queria, sua foto, seu nome, já estão lá. Se você ainda não tem orkut, facebook, linkedin, twitter, já pediu para que algum amigo te mostrasse como são essas páginas? Quando ele fez login você ficou espantado ao ver que uma foto sua, naquele churrasco, estava publicada?
Fazer ou não parte das redes sociais não é mais uma escolha, você está lá mesmo sem saber. Por esse motivo, é importante que você defina em quais meios quer estar presente para poder cuidar da sua imagem e reputação.
Administrar seu perfil nas redes sociais requer planejamento. Você não vê as empresas criando planejamentos anuais, definindo estratégias, estabelecendo metas? Pois bem, você tem a mesma tarefa. Você é a marca mais valiosa, cuidar para que a sua identidade e imagem tenham o mesmo discurso e ganhem destaque no mercado, independente da sua área de atuação é o seu maior desafio.
O primeiro passo é pensar nos objetivos que você pretende alcançar com esses meios. Você pode simplesmente querer retomar o contato com amigos ou conseguir uma recolocação no mercado.
Dependendo do seu objetivo existe sim a melhor opção. Para exemplificar um caso, vamos considerar que você esteja em busca de uma recolocação no mercado. A rede mais indicada será o Linkedin. Antes de começar a preencher o seu perfil no site faça uma reflexão sobre o seu histórico profissional, lembre das principais conquistas, liste os maiores desafios, escreva sobre o seu comportamento, tanto as características boas quanto as que precisam ser desenvolvidas, análise como está o seu perfil perante a concorrência, faça uma matriz PFOA (potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças), diga para si mesmo onde você quer chegar. Com a matriz em mãos complete o seu perfil na rede. Não esqueça de destacar o seu expertise e os principais resultados por você alcançados.
Após essa etapa, procure os profissionais com os quais você tem contato, aqui podem ser os amigos (sempre um bom canal para conquistar uma nova oportunidade), podem ser pessoas com as quais você trabalhou, fornecedores, clientes, pares, subordinados, ou pessoas que você não conhece pessoalmente, mas que tem reputação no mercado e podem te auxiliar em questões técnicas. Nesses casos, quando for enviar o convite faça uma apresentação sobre você e explique como você chegou àquele contato e as razões pelas quais você quer fazer parte da rede dele.
O terceiro passo é solicitar recomendações sobre a sua desenvoltura profissional, peça para que os profissionais com os quais você trabalhou comentem sobre as atividades desenvolvidas em conjunto, os resultados e inclusive aspectos comportamentais e de relacionamento interpessoal.
O quarto passo é procurar grupos de interesse. O linkedin tem grupos para os mais variados tópicos. Eu por exemplo, faço parte do grupo dos Relações Públicas, Portal de Branding, enfim o importante é trocar informações e compartilhar práticas de mercado com outros profissionais. Aproveite essa oportunidade para fazer benchmarking, o importante é participar ativamente dos grupos, iniciar discussões, trocar experiências, sempre com relevância, discutir por discutir não é válido.
De forma geral, o objetivo das redes sociais é promover o compartilhamento de informações, tornar o espectador um gerador e multiplicador de informação. Fique atento ao tipo de conteúdo que você dissemina para a sua rede, ao comentar tópicos ou participar de discussões respeite a opinião dos outros, não ofenda, a etiqueta social é essencial e a forma com que você participa desses meios fala muito sobre você.
O quinto passo, sem sombra de dúvidas um dos mais importantes, é monitorar as redes. Você deve acompanhar o que as pessoas falam sobre você e observar quais informações têm maior audiência. Com base nessas análises, estabeleça novas metas.
O principal objetivo era conseguir uma recolocação, dessa forma, trabalhamos o nosso planejamento para aumentar a sua relevância no mercado, destacar o seu perfil dentre os demais. Os headhunters têm utilizado as redes sociais como fonte de pesquisa de candidatos, eles participam dos grupos, acompanham os tópicos e monitoram o mercado e o comportamento através desses meios.
A exposição nas redes sociais pode ser muito benéfica, mas se não for bem planejada e acompanhada pode fracassar e arrasar com a sua marca.
Antes de iniciar planos de comunicação nas redes sociais eu questiono meus clientes, quais são os nossos objetivos na rede? Deveremos ter uma participação ativa ou reativa? Quais são os canais mais adequados? Será que para esse mercado não é melhor apenas monitorar o que falam de nós?
O mais importante, no meu ponto de vista, é saber o que falam e o que publicam sobre você. Participar com consciência e ter mente que o alcance dessas redes é muito maior do que imaginamos.
Publicado por RHevista RH - Por: Gabriela Petrin.
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