domingo, 24 de abril de 2011

10 Conselhos para Capturar Anjos

Cair na graças dos anjos não é fácil. São seres arredios, que não mostram a cara a pessoas comuns – melhor dizendo, empreendedores comuns. Mas eles podem, sim, ser capturados e cativados. Investidores-anjo e fundos de capital semente estão à espera de boas idéias, só não querem perder tempo com negócios que não darão certo. Para falar a língua dos anjos é preciso um pouco de esperteza, bons contatos e muita confiança no plano de negócios. O site da revista Business Week publicou um artigo elencando 10 dicas para despertar o interesse dos investidores-anjo. Os conselhos foram escritos para o ambiente de negócios dos Estados Unidos, mas é possível “tropicalizar” a mensagem e adaptá-la ao contexto brasileiro. Confira:

Conheça os anjos via empresas que eles ajudaram a fundar: Contatos são extremamente importantes, mas para quem não tem o telefone dos investidores, tentar contato por meio dos empreendedores que eles ajudaram é uma boa estratégia. Muitos fundos não divulgam os nomes dos seus gestores, mas a maioria publica, em seus websites, o nome da empresas ajudadas. Além de possibilitar o contato, é possível descobrir um pouco da personalidade do investidor e o que ele procura em termos de negócios.

Evite contatar investidores perto do período de festas: Os indivíduos bem relacionados que compõe o universo dos anjos tendem a tirar longas férias e curtir feriados prolongados. O tópico foi escrito para quem vive nos Estados Unidos, onde o verão é em julho e o principal feriado é o Dia de Ação de Graças. Mas podemos adaptar a mensagem. A moral da história é que procurar investidores no final do ano ou antes do Carnaval pode não dar certo. Vai que estão em férias na Europa…

Deixe os investidores refinarem sua proposta: Muitos investidores gostam de determinados projetos, mas veem falhas e pontos a melhorar. É importante que o empreendedor preserve o espírito do seu projeto, mas que saiba aceitar melhorias vindas dos anjos. Alguns grupos deixam os empreendedores participarem de reuniões do fundo para proporcionar maior entendimento do processo. Aproveite toda oportunidade para garimpar conselhos.

Esqueça o jargão: Aqueles homens de terno sentados a sua frente pretendem investir dinheiro no seu negócio, mas provavelmente não têm conhecimento técnico da sua área de atuação. Explique o negócio da maneira mais simples e não se esqueça que, em vez de acrescentar credibilidade ao projeto, os jargões só dificultam o entendimento. Podem acabar sendo um obstáculo para a aprovação do investimento.

Seja um bom pupilo: Os investidores não estão interessados apenas em retorno sobre o investimento. Muitos têm o desejo de se tornarem mentores e ajudarem a construir companhias. Uma forma de ter sucesso na relação com o investidor é mostrar-se aberto. Por isso, evite os seguintes erros:

- Quando perguntado durante uma entrevista, não responda defensivamente. Esteja aberto a outras possibilidades.

- Não comece a responder antes de a pergunta ter sido finalizada.

- Não tenha medo de dizer que você não sabe a resposta e vai pesquisar. Estude e responda o mais rapidamente.

Seduza amigos e família com descontos: Típico conselho que deve funcionar melhor nos EUA, mas que não custa contar. Para persuadir amigos e família a apoiar seu negócio, ofereça descontos para investidores. Quem colocar dinheiro no negócio tem direito a bônus nas compras. A revista menciona o empreendedor Mousumi Shaw, que arrecadou US$ 100 mil para sua joalheria oferecendo belos descontos para aqueles que investissem na empresa. “Não só trouxemos mais investidores, como eles se tornaram clientes leais e propagandistas dos produtos”, diz Shaw.

Conte uma história: As pessoas gostam de histórias e muitos empreendedores não conquistam o investidor porque foram direto para os detalhes e números do negócio em antes criar uma conexão emocional surgida da história. Steve Jobs sempre conta belas histórias antes de apresentar seus produtos.

Reconheça que investidores podem vir de lugares improváveis: Um investidor pode ser aquele executivo que o entrevistou há anos, para uma vaga em uma empresa. Faculdades, trabalhos temporários, consultorias, entrevistas. Pense que todas as relações podem trazer benefícios no futuro. Não que você deva esperar encontrar algum anjo conhecido, mas sempre entre em um relacionamento profissional sabendo que ele pode render desdobramentos no futuro. Para o bem ou para o mal.

Concentre-se em arranjar um investidor-líder: Ele pode ajudar a pleitear e conseguir dinheiros de outras fontes de investimento. Também pode aparar arestas que ainda restam no projeto. Vale o esforço de encontrar alguém que te leve pela mão

Mire nos investidores que tenham interesse na sua área: Neste caso, vale o chavão: a história é a melhor vidente do futuro. Anjos que já investiram no seu mercado têm mais chances de aprovar seu projeto.
 
Fonte: Papo Empreendedor

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