sábado, 12 de março de 2011

Por que os grandes caem

A edição do mês de fevereiro da revista Liderança traz, como matéria de capa, um resumo da visão de Jim Collins na sua busca pela excelência tanto empresarial como pessoal. Redigida por Raúl Candeloro, diretor, fundador dessa revista e fã incondicional de Collins, a matéria foi desenvolvida na forma de pensamentos desse grande pensador e autor de diversos livros.

Abaixo, sete conselhos extraídos por Raúl, de um total de 45 publicados na revista, durante os dez dias em que ele “mergulhou” de cabeça em toda e qualquer forma de conteúdo já publicado por e sobre Jim Collins. A pesquisa resultou em uma matéria excelente, prazerosa de ler. Confira:

1. Toda empresa de sucesso trabalha nas interseções entre três grandes círculos. O primeiro círculo é o da paixão – o que realmente gostamos de fazer? –, o segundo é o da competência – o que realmente sabemos fazer bem? – e o terceiro é o financeiro – o que os clientes nos pagam bem para fazer? O sucesso está nas empresas que trabalham na interseção dos três círculos.

2. Da mesma forma, uma pessoa de sucesso também trabalha nas interseções entre esses três círculos. O primeiro círculo é o da paixão. Pelo que você é apaixonado, o que gosta realmente de fazer? O que faria se não lhe pagassem nada? O segundo círculo é o da competência. O que você faz naturalmente bem? No que tem uma competência natural? Algo que as pessoas comentam que você faz com facilidade, como um peixe na água, enquanto elas têm de se esforçar para fazer? O que você nasceu para fazer? O terceiro círculo tem uma pergunta: o que remunera bem? Nas interseções entre esses três círculos está uma vida plena e de sucesso.

3. Empresas de sucesso sustentável precisam de líderes nível 5. Um líder nível 1 é uma pessoa com muita habilidade individual. Um líder nível 2 trabalha bem em equipe. Um líder nível 3 contribui com recursos e conhecimento para as metas e os objetivos do grupo. Um líder nível 4 estimula as pessoas a atingirem objetivos cada vez mais elevados. Um líder nível 5 constrói processos e sistemas que transformam a empresa numa máquina de excelência.

4. As diferenças entre um líder nível 4 e um nível 5? O líder nível 4 está preocupado consigo mesmo, com sua imagem, quanto ganha, quanto ganham os outros. O líder nível 5 está preocupado com a empresa, com o grupo, com a missão.

5. O bom é inimigo do excelente. A maior parte das pessoas vai olhar para trás algum dia e descobrir a verdade horrível de que não teve uma vida excelente. Por quê? Porque a maioria tentou ter apenas uma vida boa.

6. Numa empresa, a pergunta mais importante não é “o quê”, mas sim “quem”. Collins usa muito a analogia do ônibus. Quem vai estar nele é mais importante que qualquer outra coisa. Primeiro, escolha as pessoas certas para ir no ônibus, depois vocês decidem para onde ele vai.

7. Existem pessoas que farão a coisa certa não pelos incentivos financeiros, mas simplesmente porque é a coisa certa a ser feita. Elas são assim, foram educadas dessa maneira.

Fonte: Revista Liderança.

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