sábado, 22 de janeiro de 2011

Está de férias? Aproveite o período para aprimorar o currículo

Uma das maneiras de tornar o currículo mais atrativo é investir em um curso intensivo de idiomas ou de informática.

(Imagem: iStockPhotos)

"É importante encarar esta busca de maneira muito séria. Ter horário para acordar, para mandar os currículos e procurar as vagas nos sites dasempresas"

Para muitas pessoas o mês de janeiro é o período para tirar as sonhadas férias. Além de passear, viajar e descansar, o profissional interessado em mudar de emprego deve aproveitar o período para aprimorar o currículo.

Uma das maneiras de tornar o currículo mais atrativo é investir em um curso intensivo de idiomas ou de informática. É o que aconselha o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

"A qualificação é um processo constante. O conhecimento em outro idioma é muito requisitado pelas empresas. As vagas existem, mas as pessoas não têm qualificação", diz.

Além disso, ele aconselha que os profissionais busquem assistir palestras, façam cursos de sua área e procurem visitar os eventos que possam interessar, como feiras e workshop.

Estabeleça horários

Abrileri indica ainda que os profissionais interessados em trocar de emprego devem aproveitar as férias para se dedicar à busca de vagas, já que este processo demanda tempo.

"É importante encarar esta busca de maneira muito séria. Ter horário para acordar, para mandar os currículos e procurar as vagas nos sites das empresas. Também é importante interagir nas redes sociais", explica Abrileri.

Estagiários

No caso dos estagiários, que estão de férias da universidade ou da escola, além de investir em cursos de idiomas e informática, a coordenadora da aérea de Recrutamento e Seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Natalia Caroline Varga, aconselha que os alunos coloquem a leitura em dia.

De acordo com a especialista, ler jornais e revistas ajudam os candidatos no processo seletivo. As empresas costumam questionar os estudantes sobre fatos da atualidade. Assistir a peças de teatro ou filmes também é uma atitude positiva, pois mostra interesse pela cultura.

Outra maneira de aprimorar o currículo é participar de algum trabalho voluntário. "Ter realizado algum tipo de trabalho voluntário é considerado um diferencial. Isso ajuda porque indica que o candidato sabe lidar com diferentes tipos de pessoas. Para o estagiário é um crescimento pessoal", declara.

Atenção ao português

Natalia afirma ainda que muitos candidatos encaminham os currículos com erros de ortografia e de concordância, considerados um dos maiores motivos de reprovação no processo seletivo. A dica dada pela especialista é que os estagiários aproveitem as férias para elaborar o currículo da maneira correta.

"Este momento é muito propício para aprimorar o currículo. Os estudantes acabam esquecendo do currículo devido às férias e deixam o assunto para depois. No primeiro trimestre deste ano, o Nube prevê a abertura de 25 mil vagas", finaliza.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/esta-de-ferias-aproveite-o-periodo-para-aprimorar-o-curriculo/41987/

Nenhum comentário:

Postar um comentário