domingo, 19 de dezembro de 2010

Consultor diz que Lojistas Precisam Conhecer Melhor seus Clientes

Durante Terceiro Congresso Super Varejo de Mato Grosso, o palestrante Glenn Gomes de Carvalho chama a atenção dos empresários de aspectos como organização da vitrine.

O perfil do cliente, figura central de qualquer negócio, está em constante mutação. Por isso, antes de definir a organização de sua vitrine, o empresário do setor varejista precisa conhecer melhor quem passa na frente de sua loja para fazê-lo entrar. A dica é do consultor Glenn Gomes de Carvalho, um dos palestrantes do 3º Congresso Super Varejo de Mato Grosso, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, até hoje (1º). Segundo ele, além de caprichar na apresentação da vitrine, trabalhando bem cores e iluminação, o produto exposto tem que ser atraente, como se dissesse ao cliente: "me pega".

"Este é o primeiro passo. Em seguida deve-se expor os produtos de forma associada – calça, camisa, meia, sapato e cinto, por exemplo – o que estimula o aumento da compra média por cliente", diz Glenn de Carvalho, alertando sobre a necessidade de acabar com as barreiras entre o cliente e o produto. "O comprador quer tocar, experimentar".

Além de entender o cliente, o empresário precisa conhecer a equipe de sua loja, que trabalha diretamente no atendimento. Ele diz que atendimento não pode ser relacionamento pessoal e sim o resultado de cinco fatores – interação entre pessoas, instalação física, mix de produtos, política da empresa e, finalmente, apresentação dos produtos. "Resumindo, o bom atendimento é aquele que faz o cliente se sentir especial. Por consequência, as lojas que mais vendem são aquelas onde ele sente desta forma: a principal figura naquele momento", conclui.

O 3º Congresso Super Varejo de Mato Grosso é organizado pelo Sebrae no estado em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT) e conta com o apoio de Número Certo e Água Puríssima.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/consultor-diz-que-lojistas-precisam-conhecer-melhor-seus-clientes/40743/

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