terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como Colocar seu Produto nas Prateleiras dos Grandes Varejistas

Seu sonho é ver seu produto exposto em prateleiras das grandes redes de supermercados do país? Brian Chossek, presidente da empresa californiana Garlic Gold, que produz itens alimentícios orgânicos, também tinha esse sonho.

O primeiro lugar em que Chossek conseguiu emplacar seus produtos foi a rede Gelson’s, relatou o empresário ao site do New York Times. Para convencer o comprador da loja de que seus produtos fariam sucesso, Chossek pediu permissão para montar um estande dentro do supermercado. Em uma demonstração de quatro horas, vendeu 92 garrafas de um molho com alho orgânico. As vendas foram estendidas para uma segunda loja Gelson’s. Em seis meses, todas as unidades da rede tinham os produtos. Hoje em dia, a Garlic Gold está presente em 3 mil pontos de venda nos Estados Unidos.

O New York Times montou um pequeno guia com sugestões e lições de empresários como Brian Chossek para colocar seus produtos nas prateleiras das principais redes. Confira as dicas.

1. Comece pequeno. Os grandes varejistas querem ver um bom histórico antes de vender seus produtos. O comércio eletrônico é uma boa maneira de provar que seus itens vendem bem. Outra maneira de fazer isso é procurar lojas pequenas – podem ser até as lojas em que você tem o hábito de fazer compras.

2. Ouça os compradores. Visite as lojas em que você quer que seu produto seja vendido. Os compradores querem saber se o seu item é diferente do que a loja já vende. Confira se você tem a variedade e as características que os compradores querem.

3. Compareça às feiras de negócios. Participar desses eventos pode demandar algum investimento, mas eles facilitam a exposição a diversos varejistas que buscam produtos novos. É também é uma maneira de ter contato com lojistas menores. Tome cuidado com o escopo da feira: é importante que os visitantes estejam procurando produtos similares ao seu.

4. Considere contratar um representante comercial. Se você não pode manter um profissional de vendas exclusivo, os representantes, que recebem quando fazem a venda, podem ser uma maneira mais barata de chegar aos varejistas.

5. Faça o comprador procurar você. A melhor maneira de colocar seu produto na prateleira de uma loja é quando o comprador o procura porque os clientes estão perguntando sobre os seus itens. Esses fregueses leram ou ouviram falar do seu produto. Mande seus itens para blogueiros e peça uma opinião deles.

Fonte: Papo Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário