Competências gerais:
- Capacidade de comunicação – É preciso tomar cuidado para não confundi-la com falar muito. A comunicação eficaz pressupõe capacidade para ouvir, destreza para convencer e humildade para calar.
- Habilidade de coordenação – Significa ser capaz de juntar peças aparentemente distintas, fazendo com que cada parte funcione em sintonia com o todo. Do que adianta vender muito se não temos produtos para entregar? A capacidade de coordenar os esforços da sua área com outras distingue o gestor comercial do simples gerente de vendas.
- Liderança – Um líder deve buscar o aporte de especialistas para obter conhecimentos da área e ser uma pessoa capaz de mobilizar pessoas na busca por resultados.
Competências específicas da função:
- Capacidade de pensar, planejar e administrar recursos estrategicamente.
- Capacidade de escolher a melhor estrutura da força de vendas.
- Competência para recrutar, selecionar, treinar e remunerar a equipe de vendas.
- Capacidade de avaliar pessoas, processos e estrutura.
Veja que as duas listas acima contemplam competências bastante distintas daquelas que poderiam ser atribuídas aos grandes vendedores.
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