Talvez um dos problemas mais insolúveis do dia a dia seja o estresse causado pela rotina.
A revista Wired de agosto trouxe uma matéria sobre como combater esse estado de ânimo com algumas dicas da ciência. Algumas delas você já deve ter ouvido falar - e até tentado aplicar -, mas acho que todas podem ser levadas em conta na rotina de qualquer empreendedor. E no fim, se conseguir resolver o problema, quem acaba ganhando é você e sua empresa.
- Faça amigos: estudos com macacos mostram que os mais isolados socialmente liberam taxas maiores de hormônios relacionados ao estresse, apresentam um sistema imune mais fraco e uma taxa de mortalidade maior. Outros estudos revelam que o mesmo acontece com humanos que possuem poucos amigos ou familiares próximos. Ou seja, se pergunte: você prefere ser o carrancudo da empresa, ou viver mais e ainda fazer um bom networking?
- Beba com moderação: Está aí uma dica que você não esperaria para diminuir seu estresse. Mas calma! Moderação é a palavra de ordem, já que o álcool é um ansiolítico, que diminui a ansiedade e a tensão. Já concentrações de álcool acima de 0.1% no sangue podem causar o efeito contrário: ativar a liberação de hormônios relacionados ao estresse. Ou seja, não deixe de curtir um bom happy-hour com seus funcionários e parceiros comerciais, mas nada que seja uma noitada que lhe deixe mais cabeça quente ou de ressaca no dia seguinte.
- Não se force a se exercitar: Para quem se obriga a acordar bem cedo todo dia para malhar, como eu, essa dica me pareceu a mais estranha, mas aqui vai. Enquanto fazer atividade física por livre e espontânea vontade melhora o humor, estudos com ratos forçados a andar em esteiras mostram que ir obrigado para a ginástica apenas eleva o nível de estresse do “atleta”.
- Evite brigas: Um estudo do biólogo Robert Sapolsky com babuínos relacionou certos comportamentos da espécie com baixos níveis de estresse. Aqueles que evitavam brigas, confrontos e outros problemas acabavam não só mais tranquilos, mas se davam melhor dentro do bando. Os babuínos “bonzinhos” se mantinham no topo da hierarquia por três vezes mais tempo do que os brigões e ainda faziam mais sexo, outra forma eficaz de aliviar o estresse.
Para conferir mais dicas, basta ler a matéria da Wired.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário