quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Novo Papel das Áreas de Recursos Humanos

Não dá para o RH ficar apagando incêndios e propondo ações provisórias. O departamento de recursos humanos precisa ser forte, ter um planejamento estratégico estruturado para o desenvolvimento das pessoas, alinhado com os desafios da organização.

É imprescindível que o novo RH esteja inserido nos processos de gestão empresarial, ou seja, seu trabalho deve estar totalmente alinhado aos objetivos e à missão da empresa. Mas, na prática, como isso funciona?

As empresas buscam resultados, lucros e cumprimento de um papel social, certo? O RH atuará por meio da gestão de pessoas, utilizando técnicas e instrumentos de avaliação de resultados. Assim, desenvolverá as seguintes facetas de acordo com as novas missões:
  • Pessoas certas nos lugares certos – Reconhecer os talentos potenciais dos indivíduos e alocá-los corretamente.  
  • Desenvolvimento dos potenciais – Desenvolver, terceirizar e implementar processos de treinamento eficazes e direcionados aos interesses da empresa.  
  • Gerenciamento de carreiras – Orientar os profissionais sobre suas carreiras e gerenciar a retenção dos talentos nas organizações.  
  • Planejamento estratégico – Será fonte e recurso em processos de expansão, mudanças e fusões em programas de qualidade.  
O RH moderno precisa dedicar todo o seu talento e potencial à tarefa mais nobre: aprimorar o nível de qualidade das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário