quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Inovação de Verdade

Poucas palavras têm sido tão mal utilizadas quanto inovação.

Utilizar novidades na comunicação tornou-se uma obsessão para as empresas. Do Second Life aos aplicativos para gadgets, muitos esforços têm sido gastos em ações que não necessariamente são a melhor utilização de tempo e dinheiro.

O uso de novidades, muitas vezes apenas como gerador de releases, tem sido confundido com inovação, como se fosse tornar uma empresa moderna. Mas o que é inovação de verdade?

Inovação de verdade está no DNA da empresa. Se uma empresa é inovadora, a inovação passa por todos os seus departamentos. O RH contrata colaboradores com perfil inovador, o jurídico toma providências para que a empresa possa assumir mais riscos associados à inovação. Os produtos ou serviços colocados no mercado são diferenciados e o atendimento ao cliente também é inovador.

Naturalmente a comunicação dessas empresas será inovadora. Pense em algumas empresas com esse perfil e veja como isso é verdade.

Apesar de haver grande associação com a criação e o uso de tecnologias, inovação está muito mais ligada a uma estratégia. Inovar significa tomar um caminho diferente dos seus concorrentes. Ver o que ninguém enxergou antes. Com os recursos que possuímos hoje, viabilizar a tecnologia para colocar essa estratégia em prática é apenas questão de tempo.

Para exemplificar a diferença entre tecnologia e inovação: de um lado temos tecnologias como realidade aumentada, 3D, QR Code, redes sociais e aplicativos. A inovação, por sua vez, pode ser de processo, de produto, de modelo de negócio, de modelo de atendimento. Viu como são coisas bem diferentes?

Poucas palavras, nos últimos anos, foram tão mal utilizadas quanto inovação.

Primeiro, inovação é um processo de longo prazo, e não o uso esporádico de uma tecnologia. Segundo, inovação não significa ter que usar novas tecnologias. Você pode ser inovador usando o e-mail de uma maneira diferenciada, de um jeito que seus concorrentes nunca usaram.

E você, é inovador de verdade ou apenas um gerador de notícias?

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/08/31/inovacao-de-verdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário