quinta-feira, 9 de setembro de 2010

8 Dicas para Acalmar Clientes Irritados

  1. Mantenha o controle emocional sem demonstrar desequilíbrio.
  2. Se o cliente xingá-lo, permaneça calmo e responda com paciência. Esse é um sinal de força, e não de fraqueza.
  3. Evite suspirar frequentemente, pois isso demonstra aborrecimento e impaciência para o cliente.
  4. Olhe nos olhos do cliente e demonstre firmeza nas suas explicações. Isso vai passar segurança e confiabilidade.
  5. Deixe o cliente falar até o fim, sem interrompê-lo, e valorize suas colocações, mesmo que você saiba a solução para o problema dele.
  6. Evite falar a palavra “calma”, porque é tudo o que o cliente não quer ouvir.
  7. Mantenha uma posição corporal que não amedronte o cliente. Fique longe o suficiente para dar espaço a ele. Não fique muito próximo, pois isso pode aumentar a irritação do cliente.
  8. Não toque numa pessoa irritada, em especial se ela parece ser potencialmente violenta. Isso pode estimular ainda mais a agressividade dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário