Peter Senge, um dos 20 estrategistas de negócios mais influentes do século 20, ao trabalhar o conceito das organizações que aprendem, mostra que um dos principais trabalhos do líder é construir uma equipe que aprenda a trabalhar e a lidar com as novas tendências. Para ele, o primeiro passo do líder que ensina é aumentar a adaptabilidade de sua empresa. Para isso, são fundamentais ações, como: diminuir a burocracia, eliminar a punição ao erro e estimular a aprendizagem contínua.
Na verdade, o líder precisa rever seu foco. Ele deixa de ser o herói – a pessoa mais importante em uma organização – para assumir um papel bem mais sutil. Portanto, caso você queira que sua equipe aprenda sempre e se prepare para enfrentar os desafios que virão, pense em ser uma pessoa de projeto, professor e servidor. Tais papéis exigem novas habilidades e a capacidade de construir uma visão compartilhada, de trazer à superfície e questionar o que se tem por certo e tradicional.
Esses papéis permitem que você desafie sua equipe a pensar, a imaginar novas formas de trabalhar, de atender os clientes externos e internos. Afinal, o líder é responsável por construir um grupo em que as pessoas saibam criar seu futuro e tenham consciência de que cada ação definirá como será o amanhã.
- Líder como pessoa de projeto – Peter Senge afirma que sempre que pergunta qual seria o papel de um líder em um navio, a resposta mais óbvia é: “Capitão”. Segundo ele, o líder que se busca é a pessoa que projeta o navio. Ninguém exerce mais influência que ele. De que adianta o capitão dar a ordem para “virar 30 graus a estibordo”, se está em um barco que só consegue virar 25 graus de cada vez? Comece seu projeto pelos valores e missão que deseja para sua equipe.
- Líder como professor – Ninguém tem na cabeça modelos prontos de organização, comportamento de mercado ou concorrência. O que possuímos são premissas, pedaços de informações e coisas que ouvimos falar. É papel do líder-professor pegar tudo isso e separar o que é fato e lenda, fazendo com que todos trabalhem e pensem com o mesmo cenário em mente.
- Líder como servidor – Opera em dois níveis: servir os indivíduos que lidera e o próprio propósito ou missão. O impulso natural das pessoas para aprender é desencadeado quando elas se veem envolvidas em um esforço que consideram merecedor de completo desempenho.
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