O preço é caro. Além de todos os custos de montagem do negócio, há que se pagar uma taxa de adesão, royalties mensais, taxa mensal de publicidade e, a cada pouco renegociar o contrato, sendo que muitas redes cobram uma nova taxa de franquia no momento dessa renovação. Ainda assim, será que vale a pena?
Bem, se você é um empreendedor que tem experiência em montar um negócio sozinho, talvez não valha a pena. Além de desembolsar fortunas você vai se irritar com o fato de ter de seguir uma série de diretrizes que talvez não sejam as que você seguiria se estivesse em voo solo.
Mas se você nunca montou negócio algum, a franquia começa a valer a pena. Afinal, o índice de mortalidade delas é bem mais baixo do que um negócio tradicional. Segundo o Sebrae, 80% dos negócios fecham antes dos cinco anos de vida. Nas franquias, esse percentual cai para 15%. Isso se deve a uma série de coisas, principalmente:
Treinamento – O fato de você gostar de cozinhar para os amigos não significa que seja capaz de tocar um restaurante.
Assessoria financeira – A menos que você tenha estudado administração, vai precisar de alguém que o ensine a cuidar do caixa, a dimensionar as compras e os estoques, a planejar as contas a pagar e dimensionar o capital de giro. Finanças são o ponto fraco da maioria das empresas que vão à falência.
Assessoria para encontrar um bom ponto comercial – Um ponto ruim põe tudo a perder. Mas como avaliar um local? Como saber se é caro demais? Uma boa rede de franquias ajuda nas respostas.
Branding – O nome já consagrado de uma rede é meio caminho andado para o sucesso, pois é claro que uma marca consolidada vale mais do que mil iniciantes. As boas redes investem não só em novos produtos, mas também no marketing e na publicidade que atrai consumidores.
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